5 dicas para cortar gastos com o controle de estoque

41454-x-dicas-para-cortar-gastos-com-o-controle-de-estoque

A instabilidade econômica no país afetou vários donos de pequenas, médias e grandes empresas. Sem perspectiva de crescimento e com o aumento do insumos, os empreendedores precisam cortar gastos para equilibrar as finanças e sobreviver a esse período. Um dos pontos críticos, que muitos não dão a devida atenção, é a falta de umcontrole de estoque eficiente.

O estoque não é apenas o local em que você guarda mercadoria. Você sabia que uma boa gestão de estoque é determinante para quem deseja lucrar mais, diminuir os custos e otimizar processos? Para te ajudar nessa tarefa, reunimos, neste post, 5 dicas práticas para cortar gastos com o controle de estoque. Confira!

1. Padronize as identificações dos produtos

Para manter tudo organizado, é preciso que as identificações dos produtos sejam padronizadas. Caso contrário, o estoque não contabiliza as mercadorias corretamente e isso gera muito custo.

Além de interferir no planejamento de compras, sem identificar os ativos do estoque fica difícil saber se o seu negócio tem produtos há muito tempo e que precisam ser liberados. Uma identificação padronizada é essencial para a nossa próxima dica.

2. Invista em ferramentas de controle de estoque

Seja uma planilha de Excel ou softwares especializados para gestão de estoque: tudo é válido! Busque uma ferramenta que atenda às necessidades da sua empresa e ajude a gerar informações relevantes — e, consequentemente, reduzir gastos com um estoque organizado.

Não se esqueça de separar um tempo para treinar sua equipe para otimizar tempo e recursos. Funcionários capacitados podem utilizar as ferramentas da melhor maneira e seu investimento vai ser capaz de gerar retorno em breve.

3. Considere alugar um guarda estoque para reduzir gastos

Manter um estoque organizado, limpo e seguro demanda gastos e uma equipe de confiança. Uma das maneiras de reduzir gastos e manter o controle de estoque eficiente é contratar os serviços de empresas especializadas em self storage.

Redução de custos, melhor aproveitamento do espaço, maior facilidade de organização e garantia na conservação dos produtos são as principais vantagens desse tipo de serviço. Sem falar que não há burocracia e o empreendedor pode ter acesso ao estoque sempre que precisar.

4. Planeje antes de comprar

Um dos principais erros relacionados ao controle de estoque é a falta de planejamento na hora de comprar. Um bom relacionamento com fornecedores é essencial, mas não é o suficiente para garantir que o estoque ou o guarda estoque esteja impecável.

Para evitar gastos desnecessários, é preciso planejar as compras com base no histórico de vendas da empresa e prestar bastante atenção com relação à demanda dos consumidores.

5. Não fique com o estoque parado

A queima de estoque é uma estratégia que pode cortar gastos e movimentar os produtos parados da empresa. Apesar de não ficar claro para o empreendedor, um estoque ou um guarda mercadoria parado pode gerar prejuízos significativos para o negócio.

Para solucionar esse problema, é preciso investir em promoções para estimular a saída dos produtos. Entretanto, não basta oferecer para os clientes a um preço baixo: é importante elaborar uma promoção em que o cliente perceba valor no que está comprando.

Nesses casos, vale analisar se uma venda casada não alavancaria as vendas da empresa como um todo.

Lembre-se de que o controle de estoque é uma tarefa que demanda muita disciplina e organização. Os seus esforços podem render lucros para a empresa!

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário contando a sua experiência no assunto!