Aprenda agora como organizar uma mudança sem perder tempo!

Mudar de casa não representa apenas trocar de endereço: vai além disso! Ao mudar de residência, você ganha a possibilidade de renovar os ares, transformar os sonhos e dar um novo rumo para a vida. É por esses e outros motivos que o processo de mudança deve ser carinhosamente planejado e cuidadosamente organizado.

Se você, depois de tanto procurar outro imóvel, enfim encontrou seu cantinho e decidiu comprar ou alugar esse novo espaço, que tal começar a cuidar da mudança? Vale destacar que essa etapa é desafiadora, porém, pode ser mais simples e prática do que você imagina.

Basta seguir nossas dicas de como organizar uma mudança. Vem com a gente!

Planeje a mudança

O primeiro passo para mudar, sem dor de cabeça, é fazer um planejamento detalhado. Defina a data da mudança e conduza o processo com base nessa data, criando, se possível, um cronograma que divida a mudança em fases como separação dos itens, contratação de mão de obra, encaixotamento etc.

Feito isso, realize uma triagem completa nos seus pertences, doe o que não quiser mais, descarte o que estiver deteriorado e monte um inventário com todos os objetos para que nada seja perdido no meio do caminho.

Faça uma checklist de tarefas

Para organizar sua mudança, economizar tempo e aumentar a produtividade durante a mudança, é importante fazer uma checklist contendo as tarefas a serem realizadas até o dia de mudar de fato.

Geralmente, as atividades que precisam ser concluídas antes da mudança consistem na separação dos pertences, embalagem dos itens, desmontagem dos móveis, transporte da mudança, dentre outros.

Ordene as tarefas de modo que a funcionalidade não seja comprometida. Por exemplo, os itens da cozinha devem ser encaixotados somente no final, pois, até que a mudança aconteça, os moradores precisam preparar as refeições e se alimentar.

Categorize os objetos por cômodos

Para facilitar a organização da casa nova, é indispensável categorizar os objetos e guardar juntos os itens que pertencem ao mesmo cômodo. Você vai economizar um tempo precioso quando for arrumar o novo lar doce lar!

Para tanto, todas as peças de enxoval devem ser colocadas juntas, assim como as roupas pessoais, os produtos de limpeza, os talheres, os mantimento etc. Lembrando que cada categoria precisa ficar em uma embalagem específica.

Use caixas de papelão identificadas

Aumente a organização e segurança da sua mudança usando caixas de papelão para guardar seus pertences. Prefira caixas novas, pois são mais resistentes e higiênicas. Caixas velhas podem conter odores e ovos de insetos causadores de doenças.

Após conseguir a quantidade de caixas que necessita para fazer a mudança, comece a encaixotar os itens que usa pouco, etiquete cada caixa identificando o conteúdo e deixe para embalar os itens mais usados por último, já mais perto da data programada para mudar de endereço.

Convoque reforço para a mudança

Para agilizar a sua mudança, convoque reforço. Envolva a família nas tarefas, convoque os amigos mais íntimos para te ajudar na organização e contrate profissionais para simplificar a desmontagem dos móveis, carregamento e transporte dos objetos.

Se a nova casa tiver um espaço limitado, contrate uma empresa de self storage para armazenar móveis, documentos e artigos de decoração com total praticidade, privacidade e segurança.

O self storage também é a solução ideal caso a saída da casa antiga não esteja sincronizada com a imediata entrada na casa nova. Em situações nas quais você tenha que passar um período em um imóvel temporário pequeno ou mesmo na casa de familiares, guarde a mudança em boxes alugados. Essa alternativa é prática, econômica e segura.

E aí, você gostou do nosso artigo com dicas de como organizar uma mudança? Aproveite e confira quais são os erros mais comuns na hora de fazer a mudança!