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Centros de distribuição e o papel do self storage

O desenvolvimento da logística como uma área estratégica para o sucesso de muitas empresas está diretamente ligada à evolução dos centros de distribuição. E a prática do self storage tem um papel decisivo na otimização dos centros como uma forma de reduzir custos e obter vantagem competitiva.

Mas, antes de falar sobre isso, vamos apresentar brevemente esses conceitos.

O conceito de centro de distribuição

Centro de distribuição é uma unidade construída em um local estratégico para:

  • armazenar produtos;
  • organizar a distribuição;
  • otimizar o controle de estoque.

Trata-se de uma forma de centralizar o estoque, evitando que o fornecedor precise entregar poucos itens em diferentes unidades.

E mais: além de gerir a sazonalidade e evitar perdas ou falta de produtos, os centros de distribuição também podem reduzir custos com frete, manutenção e impostos, entre outras variáveis.

O funcionamento dos centros de distribuição

O funcionamento de um centro de distribuição acontece mais ou menos da seguinte maneira: a produção de um fornecedor pode ter diferentes destinos finais, entre clientes, pontos de revenda etc. Então, o fornecedor envia todo seu estoque para o centro de distribuição, que, por sua vez faz o despacho dos produtos para as unidades — filiais ou clientes.

Isso quer dizer que o centro de distribuição executa toda a rotina de gestão de estoque, que inclui:

  • recebimento;
  • armazenagem;
  • separação (picking);
  • expedição;
  • documentação;
  • carregamento.

A evolução dos centros de distribuição

Mas isso é só o começo; o conceito de centros de distribuição vêm evoluindo bastante desde então e — sobretudo com o crescimento das vendas on-line — têm ganhado outras caraterísticas.

Entre essas inovações, podemos citar:

Mudanças de layout

Muitas empresas têm notado que a otimização do espaço físico nos centros de distribuição pode aumentar a eficiência no atendimento aos clientes, que recebem seus pedidos com maior agilidade e com menos falhas.

Minicentros de distribuição

Outra solução adotada é a transformação de filiais, lojas e pontos de revenda em minicentros de distribuição, aumentando as possibilidades de distribuição e entrega, inclusive com a opção de retiradas diretamente nas lojas.

Self storage

Essa prática consiste na locação de um espaço para armazenamento próprio e tem sido adotada pelas empresas com diversas finalidades, inclusive a de usar esses locais (ou parte deles) como centros de distribuição, sempre com foco na redução de custos.

Os self storages na otimização da logística e da distribuição

Como sugerimos acima, uma maneira de reduzir custos em logística é incluir os self storages nos processos de distribuição, otimizando os centros. Eles permitem fazer o armazenamento adequado de produtos, cargas e bens com maior segurança, praticidade e flexibilidade.

Também são uma forma de centralizar as operações referentes às cargas em uma única empresa, que vai cuidar de questões como segurança e condições de armazenamento, garantindo uma localização estratégica e de fácil acesso.

Além disso, com a opção pelo self storage, não há necessidade de dividir o espaço com outras pessoas ou empresas, o que reduz o risco de comprometer as condições de armazenamento e a qualidade da carga.

Todos esses fatores, somados à facilidade de contratação, fazem com que a opção pelo self storage traga vantagem competitiva para o cliente, que tem acesso à sua carga de acordo com sua conveniência e privacidade.

Por isso, muitas empresas têm adotado os self storages para armazenar estoques e dar maior capacidade de armazenamento e dinamismo às unidades centrais.

E agora que você já conhece as vantagens do self storage para a evolução dos centros de distribuição, que tal se manter informado sobre as melhores soluções de logística para sua empresa? Assine nossa newsletter.

ATF

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Tags: logisticasegurançaSelf Storage
8 anos ago

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