Como reduzir custos de armazenagem?

blog_post

Para alcançar um melhor resultado global dentro de sua empresa, o ideal é buscar maneiras sólidas e eficazes de reduzir os custos do negócio. Isso deve ser feito sem que ocorra, é claro, uma baixa de produtividade ou de qualidade nos produtos e serviços que oferece.

O custo de armazenagem que você tem, por exemplo, pode ser amplamente reduzido utilizando-se a armazenagem logística. Fazendo isso de forma organizada e muito bem planejada, o faturamento de sua empresa certamente aumentará, sem falar que as operações serão otimizadas.

Continue lendo e descubra como os reduzir o custo de armazenagem!

Layout do local de armazenagem

A forma como acontece a armazenagem é um ponto importante para a definição do custo. Ao se trabalhar com grandes estoques, consequentemente, há dispêndios maiores de movimentação — exigindo equipamentos e mão de obra em maior quantidade. Porém, o custo de transporte será menor, ocasionalmente.

Diminuir o tamanho do espaço de armazenamento é uma forma de reduzir esses custos. Mas, para isso, serão necessários mais traslados de matéria-prima. Desse modo, o ideal é balancear os dois casos e optar pelo plano que for mais viável para a empresa atualmente.

A redução do custo de armazenagem ainda pode vir da coordenação entre suprimentos e demandas, preferindo-se estocar produtos sazonais para que não seja necessário comprá-los fora de época — quando os preços estão mais altos. A temperatura para preservar esse material também garante uma durabilidade maior, além de diminuir as perdas.

A forma pela qual a mercadoria chega ao consumidor também influencia os custos logísticos, já que o transporte final está diretamente envolvido com a demanda de tais itens. Assim, incentivar a busca por suas mercadorias, por meio de um marketing eficaz, pode fazer com que elas acabem sendo vendidas mais rapidamente, evitando um estoque parado.

Manuseio dos produtos na armazenagem

Outro custo relativamente alto é o que está relacionado ao manuseio na armazenagem. Todavia, a mão de obra é um passivo necessário, já que, apesar de toda a tecnologia recente, é fundamental que haja pessoas para fazer determinados serviços.

Sim, os gastos com manuseios podem ser reduzidos. No entanto, apenas se forem organizados e planejados de maneira apropriada. É possível começar pelos equipamentos de movimentação que são utilizados, pois devem seguir um padrão adequado para não ter problemas. É interessante, também, levar em consideração a capacidade dos equipamentos e utilizá-los sem abuso, como forma de evitar acidentes e avarias.

Além do mais, o espaço utilizado pela armazenagem deve ser otimizado, garantindo, por exemplo, que os equipamentos circulem sem causar danos aos materiais. Como o fluxo de produtos precisa ser contínuo, as identificações corretas podem ser bastante úteis nesse momento.

O armazenamento em um self storage

Um self storage oferece aluguel de boxes tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Empresas utilizam muito esse método de armazenagem para guardar suas máquinas, móveis e documentos.

Mas também existe a opção de utilizar os boxes para armazenagem de materiais, economizando os espaços de armazenagem dentro de empresas e fábricas. A Guardex, por exemplo, proporciona espaços de vários tamanhos, dependendo da necessidade do cliente.

Outra vantagem de armazenar materiais em um self storage é a segurança que o local oferece. Ninguém tem acesso ao que está guardado no box, apenas o locatário e as pessoas que ele autorizar. A flexibilidade no contrato também é de grande vantagem, já que é possível mudar de box de acordo com a necessidade de uma área maior ou de mais tempo para guardar os itens.

O seu acesso aos materiais no box é livre, dentro de horário comercial. Se precisar de algo que está lá, basta ir e retirar, sem a necessidade de marcar horário com a administração do lugar.

Fatores que contribuem para a redução do custo de armazenagem

Gerir um local de armazenagem não é uma tarefa fácil, além de exigir muita cautela. Os lucros das empresas podem ser otimizados por meio de uma boa estratégia que vise a aumentar a produtividade e a reduzir o custo das operações de armazenamento. Por outro lado, também é necessário manter a qualidade no serviço e no atendimento aos consumidores.

Vamos apresentar, a seguir, algumas dicas de como conseguir diminuir o custo de armazenagem. Confira!

Use cross docking

O uso do sistema cross docking ajuda no processo de transferir os produtos que saem do fornecedor de maneira direta para o consumidor. Esse processo traz economias, uma vez que retira os custos da etapa do fornecedor intermediário e diminui os custos de entrega, de transferência e de armazenamento. Além disso, essa nova logística reduz o tempo de compra.

Proteja o inventário

O uso de mecanismos de controle do inventário ajuda na sua proteção contra perda e danos de materiais do estoque. Por isso, realizar corretamente as fases de embalar e de armazenar contribui para que esses riscos diminuam.

Dessa maneira, o hábito de utilizar ferramentas de controle evita o uso de uma logística inapropriada para o produto, como o deslocamento inadequado. Assim, podem ser usados alarmes, câmeras e seguranças — além de outros tipos de tecnologia — para evitar roubos e furtos.

Implemente a redução de energia

Os custos de energia podem ser muito altos, dependendo do tamanho da empresa e do espaço. Por isso, a melhor forma de economizar é fazer o isolamento de edifícios e investir em um mecanismo que ofereça iluminação automática.

Além do mais, você pode colocar janelas em locais estratégicos para que grande parte do espaço receba a luminosidade natural. Desse modo, você perceberá que seus custos vão reduzir drasticamente.

Faça a informatização do estoque

Um estoque informatizado é a melhor maneira de manter o controle dos materiais ali existentes. Isso pode ser feito por meio de softwares próprios que ajudam a realizar a gestão de todo o armazenamento.

Com a informatização, é possível conhecer melhor o fluxo de caixa da empresa, monitorar a entrada e a saída de produtos, os itens que são mais pedidos, aqueles que têm menor rotatividade etc., e, assim, controlar o que deve ser comprado dos fornecedores com mais frequência, por exemplo. Portanto, faça com que a tecnologia trabalhe a seu favor.

Como você pôde ver, o custo de armazenagem é um fator que deve ser levado em consideração na hora de colocar o armazém no rumo certo, principalmente para ter a possibilidade de gastar menos e de fazer mais. Além disso, existem vários mecanismos tecnológicos que podem ajudar nessa tarefa, tornando tudo mais simples e ágil. Seguindo as nossas dicas, com certeza, o seu negócio vai ser um sucesso!