Espaços pequenos: como aproveitar melhor em 10 passos

Otimizar espaços pequenos pode parecer um grande desafio. Mas a verdade é que se trata de uma ótima saída para cortar gastos com locais mais amplos, além de deixar a empresa mais agradável para se trabalhar.

Além de liderar a gestão da empresa, o empreendedor atual precisa estar sempre pensando em novas formas de aumentar os lucros e de reduzir os custos. Com mudanças simples, é possível transformar o ambiente reduzido, sem fazer grandes esforços ou ir atrás de reformas.

Neste post, apresentamos dicas de como aproveitar espaços pequenos em uma empresa. Continue a leitura e descubra agora mesmo!

1. Seja consciente na hora de comprar

Provavelmente, você já entrou em uma loja e comprou algo que não era tão necessário. Resultado? Mais uma coisa para ficar acumulada na empresa.

Por isso, o primeiro passo é ter consciência na hora de fazer as compras para o escritório. De nada adianta sair acumulando objetos e móveis desnecessários, não é mesmo?

Antes de comprar, a dica é estudar o que a empresa e os funcionários estão realmente precisando. Tenha em mente que cada artigo deve ter um motivo para ser adquirido.

2. Desapegue de itens sem utilidade

Muitas vezes, desapegar de móveis e objetos pode ser difícil e trabalhoso, mas é algo essencial para que o ambiente fique mais livre e agradável para toda a sua equipe.

Uma ótima opção para quem deseja ganhar espaço na empresa sem se desfazer totalmente dos itens é contar com a ajuda de uma empresa especializada em self storage. Assim, você pode alugar boxes para armazenar tudo o que você precisa de forma prática e bastante segura.

A chave do local fica com quem reservou o espaço, portanto o acesso é possível sempre que necessário.

3. Mantenha tudo organizado

Depois de liberar o espaço que estava sendo ocupado por móveis e objetos, é hora de começar a dar uma cara nova ao ambiente. Nessas horas, uma boa organização é a peça-chave para manter o lugar confortável, bonito e funcional.

Sabe aquela poltrona que está há anos na mesma posição? Aquele armário que fica no meio da sala? Aproveite para fazer experimentos e testar novas combinações.

Depois de definir onde cada coisa será realocada, é importante orientar as pessoas para que prezem pela ordem. Ou seja, os objetos devem sempre voltar para seus devidos lugares no fim do dia.

Essa é uma ótima forma de evitar que sua empresa fique com aspecto bagunçado, além de valorizar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

4. Aposte em móveis multiuso

Para conseguir otimizar espaços pequenos, também é interessante investir em móveis que possam mudar de utilidade conforme as necessidades da empresa.

Atualmente, existe uma grande variedade de itens extremamente funcionais e, de quebra, com design diferenciado para modernizar o ambiente.

Uma recomendação é aproveitar bem cada cantinho. Colocar armários em quinas e preferir prateleiras a gavetas são algumas práticas que ajudam a ampliar o espaço.

5. Utilize móveis suspensos

Os móveis suspensos auxiliam na utilização apropriada do espaço, além de conferir um status moderno ao ambiente. Aposte nesse tipo de móvel e você conseguirá alcançar maior mobilidade, aproveitando paredes e facilitando a circulação pelo cômodo.

É importante ter em mente que a marcenaria planejada auxilia bastante na organização do espaço, por isso, ao contratar os serviços de um marceneiro, destaque o seu desejo de utilizar móveis suspensos nos espaços em que tal aplicação for possível.

6. Aposte em gavetas embutidas

As gavetas embutidas são uma solução inteligente para quem tem pouco espaço disponível. Você pode optar por colocá-las em espaços inutilizados, como, por exemplo, no box da cama ou até mesmo em um móvel localizado embaixo de uma escada.

Com criatividade é possível pensar em soluções inteligentes e que permitam a “criação” de espaços alternativos que servirão como uma boa saída para guardar os objetos.

7. Fique atento à iluminação

Muito embora a maioria das pessoas não se dê conta disso, a iluminação é um ponto-chave na organização de espaços, principalmente os pequenos. Dessa forma, apostar em uma boa iluminação pode fazer toda a diferença na sensação de conforto e na ideia de amplitude do ambiente.

Por isso, a dica é que você elabore um projeto de iluminação com profissionais especializados, focando na busca de conforto e de amplitude para o seu espaço.

8. Aposte em espelhos

Os espelhos são outra alternativa inteligente para espaços pequenos, por isso sua aplicação vai muito além da estética.

Ao serem utilizados estrategicamente nas paredes ou em portas de armários, por exemplo, eles criam uma ilusão de ótica, passando a sensação de que o ambiente é mais amplo do que o seu tamanho original.

O uso de mecanismos, como espelhos, pode ser combinado com o uso de iluminação, duas alternativas extremamente interessantes para trazer amplitude e conforto para espaços limitados.

9. Utilize placas de peg

As placas de peg são uma solução muito prática para o aproveitamento de espaços pequenos. Além disso, elas representam um meio moderno e simpático para organizar os espaços.

As placas podem ser colocadas na cozinha, por exemplo, para pendurar panelas e utensílios domésticos.

10. Use  Self Storages

Os  self storage são muito conhecidos nos Estados Unidos e têm se tornado cada vez mais populares aqui no Brasil. Eles representam uma solução interessante para as pessoas que têm objetos grandes e que ocupam bastante espaço, mas que não são utilizados com muita frequência.

Trata-se de locação de espaço para acondicionamento de objetos pessoais a um preço baixo e de maneira facilitada. Para usufruir desse espaço extra, basta firmar um contrato com uma empresa que ofereça o serviço. Ela, então, disponibilizará um local para o acondicionamento dos objetos pessoais do contratante.

Hoje, não são apenas as pessoas que residem em espaços pequenos que contratam o self storage: empresas ou indivíduos que estão de mudança e precisam de um local provisório para guardar seus objetos pessoais também vêm aderindo ao serviço.

Como você pôde ver, nossas sugestões estão a seu favor. Basta segui-las e caprichar na nova arrumação do seu espaço e na organização dos objetos que não tem um uso tão frequente. Tudo isso com simplicidade e sem despesas exorbitantes.

Agora que você já sabe como aproveitar espaços pequenos, que tal aprofundar-se no assunto? Confira também nosso post com dicas de como organizar suas coisas por categorias e invista na organização dos seus ambientes.