Descubra as principais diferenças entre armazém geral e self storage

Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de armazém geral e self storage. Criamos este material pensando em solucionar suas dúvidas e mostrar quais são os benefícios de adotar um método moderno, econômico e seguro para resolver problemas de armazenamento.

Cada lugar oferece condições e vantagens diversas, sendo importante que você os conheça bem antes de tomar a decisão que melhor atenda ao seu negócio. Os self storages são mais modernos e buscam oferecer soluções flexíveis para as necessidades de armazenamento de cada negócio.

Lendo este post, você terá a chance de conhecer as diferenças entre os dois tipos de estocagem. Acompanhe o artigo e entenda!

O que é armazém geral?

Esse é um estabelecimento destinado a acolhimento, manutenção e segurança de mercadorias ou bens de terceiros, mediante o pagamento de um valor prefixado ou de um percentual sobre o serviço prestado pela empresa de armazenagem.

É possível dizer que, para quem precisa simplesmente de um local para armazenar seus objetos, essa é uma escolha apropriada. Existem empresas que garantem condições bem acessíveis de pagamento pelo serviço.

Há uma política de seguros e câmeras de vigilância, que é incorporada ao contrato assinado no estabelecimento de armazenagem geral. Ainda assim, não é possível confirmar que haja um retorno do que foi perdido, apenas alguma devolução em dinheiro ou serviços, e isso dependerá das normas de cada estabelecimento.

Os depósitos entregam garantias aos seus clientes, ou warrants. Isso ajuda a transmitir a segurança aos consumidores de que eles não serão prejudicados em eventuais acidentes. Esse é um mercado tradicional no campo da armazenagem, sendo utilizado por todo tipo de lojistas e outras formas de comércio.

Existem opções diversas nesse formato, e o ideal é fazer uma visita a diferentes estabelecimentos da sua região para conhecer as condições e encontrar a melhor opção para você. O uso mais comum de um armazém geral é feito por negócios que precisam de espaço para fazer reserva de estoque.

Nesse sentido, você pode fazer o manejo de reservas e ter um trânsito mais tranquilo de produtos, podendo utilizar efetivamente o potencial de seu negócio. Nem sempre temos o espaço que desejamos onde trabalhamos, por isso, fazer uso de um serviço assim pode ser bastante útil para o lojista.

O que é self storage?

A política de espaços de self storage é a de oferecer um atendimento personalizado, que resolva as necessidades de armazenamento de acordo com o perfil do negócio em questão. Algumas pessoas entendem que é a mesma coisa que a armazenagem tradicional, porém, há diferenças entre os serviços (que não estão apenas no nome!).

Os estabelecimentos de self storage são galpões individuais, que podem ser acessados apenas pelos seus contratantes e são customizados para as necessidades de cada cliente. Os usuários do serviço possuem espaços reservados e privativos para acessar e fazer manutenção de suas mercadorias. Isso dá liberdade maior a quem precisa estar em contato constante com estoques e fazer trocas.

Os responsáveis receberão cada um a sua chave, que dará acesso ao galpão escolhido (o tamanho do espaço pode variar, de acordo com a demanda). De modo geral, as empresas oferecem ampla distribuição de unidades desse serviço nas cidades, sendo possível acessar o serviço em pontos diversos.

Sobre as condições de preço, o self storage oferece variedade de contratos. Existem planos de diversos valores, de acordo com a metragem solicitada pelo cliente. É possível inclusive migrar entre um galpão menor ou maior, considerando o momento do seu negócio. Com relação ao outro serviço mencionado, vale dizer que o self-storage é ligeiramente mais caro, mas, ao mesmo tempo, oferece vantagens de flexibilização dos preços.

Quais as diferenças entre armazém geral e self storage?

Agora que você tem uma ideia mais clara do que cada serviço oferece, vamos falar sobre pontos sensíveis de diferenciação entre eles. Não pretendemos fazer um juízo de valor, mas defendemos o self storage como uma ferramenta inovadora, que você talvez ainda não conheça e que pode lhe oferecer ambientação mais personalizada.

Dependendo das suas necessidades para estoque, a armazenagem tradicional pode ser mais viável, tendo em vista os preços reduzidos, por exemplo. Para tomar uma decisão mais acertada, veja, a seguir, dois pontos centrais para distinguir os dois serviços.

Ambientação e localização

Pode-se dizer que essa é a maior diferença. Os galpões de armazenagem geral tendem a ter unidades com amplo espaço, mas com poucas localizações na cidade.

No caso dos self storages, existe uma maior capilarização geográfica. São pontos alocados estrategicamente para que você possa acessá-los sem embaraços. Isso significa que o cliente não fica à mercê de uma central única para depositar e retirar seus pertences, mas pode encontrar, na sua rede, o galpão mais apropriado.

Preço e modalidades de contratação

Analisando cruamente, há um custo maior na contratação de um self storage. Apesar de não ser uma diferença tão grande de investimento, ela existe. Por isso, vale a pena analisar com cuidado qual é a opção mais apropriada para o seu negócio.

No self storage, você poderá encontrar condições variadas, conforme o tamanho e as especifidades do material que deseja armazenar. Ademais, essa modalidade também oferece formas de contratação bastante flexíveis.

Por fim, saiba que todo o procedimento de contratação para garantir essas vantagens é bastante simples, visando o desembaraço tanto da instituição quanto do contratador. E, ainda, não existem multas ou restrições para quem resolve cancelar a contratação.

O self storage possibilita uma flexibilidade também no período necessário para contratá-lo. Por exemplo, você pode acessar um galpão por apenas um mês, sem a obrigação de uma assinatura de longo prazo.

Como vimos neste post, existem grandes diferenças entre os serviços de armazém geral e self storage. A modernização de serviços de logística, tradicionalmente feitos de uma só maneira, é ótima para os clientes, pois permite que alternativas mais eficientes surjam ao decorrer do processo, beneficiando diversos empreendimentos.

Agora, que tal aprofundar seu conhecimento sobre esse mercado disruptivo? Aproveite mais um artigo que selecionamos sobre o tema: faça a leitura do post sobre como usar self storage e descubra outras dicas valiosas sobre armazenagem!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *