Os 6 erros mais comuns ao contratar um self storage para empresas

Muitos estabelecimentos não possuem de espaço suficiente para guardar os seus pertences, mas, ao mesmo tempo, não desejam (ou não podem) se desfazer desses bens. Nesse cenário, os gestores têm considerado cada vez mais contratar um self storage para empresas.

Os benefícios proporcionados por esse investimento vão muito além da disponibilidade de espaço. Eles envolvem também uma economia de aluguel com salas extras para estoque, guarda de documentos, segurança na guarda dos itens e um ambiente totalmente equipado e adequado aos seus bens — o que só uma empresa especializada em armazenagem pode oferecer.

É preciso, contudo, ter cautela antes de fazer essa negociação, pois há detalhes a serem considerados que, muitas vezes, passam despercebidos pelos gestores. Então, se você é empresário ou diretor de uma empresa, este artigo foi feito para você. Vamos apresentar os erros mais cometidos ao contratar um self storage para empresas, e como eles podem ser evitados. Continue a leitura para conferir!

Para que serve um self storage?

Investir em unidades individuais de autoarmazenamento pode funcionar de duas formas. A longo prazo, a empresa pode utilizá-las como uma espécie de arquivo para os seus bens; a curto prazo, é possível usá-las em ocasiões específicas, como durante uma viagem ou para guardar mercadorias.

As vantagens na sua contratação

  • preço acessível — o custo-benefício faz com que o investimento valha a pena;
  • privacidade — o acesso aos boxes é restrito e controlado eletronicamente, de modo que você possui o seu próprio cadeado e uma senha eletrônica;
  • segurança 24 horas — os pertences armazenados ficam seguros e protegidos durante todo o dia por câmeras, alarmes e sistemas eletrônicos;
  • o contrato é flexível — a negociação dispensa burocracias. Isso significa que não há a necessidade de fiador e fidelidade, por exemplo;
  • os boxes são criados sob medida — seu tamanho é escolhido levando em consideração as exigências e as necessidades do cliente.

Quais são os erros mais cometidos ao contratar um self storage para empresas?

Apesar de essa contratação ser uma etapa simples, ainda é importante ficar atento a alguns detalhes, como dissemos, evitando problemas futuros que podem fazer toda a diferença na sua experiência de armazenagem. Confira, a seguir, os erros mais comuns a serem evitados!

1. Não conferir o espaço de depósito que será usado

O espaço a ser usado deve corresponder à necessidade da empresa. Por isso, antes de assinar o contrato, é importante investigar o tipo de espaço onde os itens ficarão guardados, e se ele oferece condições mínimas para um armazenamento adequado.

Isso significa que documentos devem ser guardados em lugares secos, iluminados e com ventilação e temperaturas ideais, de forma que não pereçam, ou se deteriorempor traças ou cupins, assim como alimentos devem ser mantidos em boxes arejados e secos, para que não atraiam ratos e insetos, por exemplo.

2. Misturar materiais diferentes no mesmo espaço

Se a ideia for manter materiais incompatíveis, formados por estruturas diferentes, considere estocá-los também em ambientes diferentes, conforme as necessidades de cada produto. Vejamos um exemplo para isso ficar mais claro: não misture, no mesmo box, artigos pessoais a produtos da empresa. Do mesmo modo, evite manter itens esportivos junto a papéis, documentos e obras de valor elevado.

O recomendado é conversar com a parte contratada e os funcionários do espaço, para que possam tirar as suas dúvidas antes de decidir qualquer coisa. Essa medida evita que os itens se estraguem com o decorrer do tempo — e que você perca dinheiro.

3. Contratar levando em conta apenas o preço

De fato, levar em conta o preço é importante para que o administrador do negócio consiga se planejar financeiramente. Contudo, é necessário ficar alerta a alguns fatos — dentre eles, o de que nem sempre um preço baixo é mais vantajoso. O barato pode sair bem caro, e os seus produtos sofrerem prejuízos irremediáveis.

O preço engloba vários fatores, como recursos oferecidos no espaço, localização, segurança, limpeza etc. Então, coloque tudo na balança e tente escolher uma armazenagem que ofereça uma boa relação custo-benefício. E, se você perceber que o negócio é barato demais, desconfie. Pode valer a pena pagar um pouco a mais do que ter problemas com a mercadoria.

4. Escolher um lugar longe da empresa

Ter um depósito localizado em uma área próxima à da empresa traz uma série de benefícios. O primeiro deles é que a logística para o deslocamento dos materiais será mais simples. Além disso, os gastos com transportadora serão menores, e o processo de armazenamento e entrega de fornecedores — bem como a conferência dos documentos e a gestão do estoque — se tornam tarefas menos complexas.

5. Assinar o contrato sem ler o que é estabelecido

Esse erro é grave em todos os tipos de negociação. Uma empresa de self storage séria e de credibilidade oferecerá um contrato justo e dentro do que é estabelecido legalmente; mesmo assim, ainda é importante que você leia tudo o que está disposto no documento, incluindo as suas cláusulas.

Verifique as condições estabelecidas pela empresa, como horários de acesso, valor do aluguel e forma de pagamento, multas por descumprimento etc. Apenas se tudo estiver de acordo com o que foi estipulado, assine o contrato.

6. Não considerar a segurança do self storage

A segurança é a marca registrada das empresas de self storage, principalmente porque muitos boxes guardam objetos de alto valor. Contudo, imprevistos sempre podem acontecer — nenhum espaço está livre deles. Então, verifique as condições do local constantemente, para se certificar de que está tudo bem guardado.

Tenha certeza de que a vigilância está sendo feita 24 horas por dia por meio de câmeras, de que o alarme está ligado e que o ambiente oferece uma equipe ou, ao menos, um vigilante bem treinado para o caso de eventualidades. Além disso, infelizmente, alguns fatos são mesmo imprevisíveis. Por isso, a maioria das empresas também oferece seguros contra roubos, incêndios e casos fortuitos originados por causas naturais.

Em suma, antes de contratar um self storage para empresas, verifique todos os pontos aqui mencionados e se certifique de que está contratando a melhor unidade de armazenamento que vai atender às necessidades do seu negócio. Afinal, você não quer correr o risco de perder as suas mercadorias e bens, certo?

Por falar nisso, você já está preparado para guardar o estoque da empresa no final do ano? Então, se gostou do nosso artigo, aproveite para entender como esse processo pode ser otimizado com a ajuda de um self storage!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *