5 dicas para fazer home office e render mais

Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se criou sobre o aumento da improdutividade —, hoje em dia, o home office tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Uma das principais motivações é de natureza econômica. Para os empregadores, manter funcionários trabalhando em casa significa redução nos gastos com energia, água, luz, entre outros. Por outro lado, para os colaboradores, a modalidade representa uma economia com transporte, combustível, estacionamento etc.

Quer saber que outros fatores têm motivado os profissionais a fazer home office, conhecer 5 dicas de como fazer as atividades renderem e ainda saber como organizar melhor o seu ambiente de trabalho? Então, continue a leitura para conferir!

Entenda o que motiva os profissionais a trabalharem em casa

A opção por trabalhar em casa pode ser motivada por diferentes razões. Veja só:

Tempo perdido no trânsito

Além da já mencionada economia com transporte, trabalhar em casa significa poupar importantes horas que são perdidas no trânsito diariamente, principalmente quando o funcionário mora longe do trabalho.

Estresse, correria, atrasos e riscos de acidente compõem a lista de aspectos negativos relacionados a esse item. Já quem tem a opção de trabalhar em casa não fica sob a influência dessas possíveis eventualidades, e ainda inicia a jornada com mais disposição e bem-estar.

Flexibilidade de horário

A maioria dos profissionais tem um período de rendimento mais eficiente que os outros: enquanto algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras têm mais disposição e energia a tarde ou à noite, por exemplo.

Quem faz home office normalmente tem uma flexibilidade de horário maior. Isso significa que os profissionais que trabalham em casa podem ajustar seu expediente para os períodos que favoreçam mais seu rendimento.

Proximidade com a família

Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum que as famílias passem menos tempo juntas — pelo menos durante a semana. Dessa forma, pais e filhos podem acabar perdendo momentos importantes juntos, como as refeições em família.

Já quem trabalha em casa tem a oportunidade de passar mais tempo ao lado dos familiares, pois nos intervalos, pausas e horários de almoço é possível aproveitar a companhia das pessoas que também estão na residência, fortalecendo as relações e os vínculos.

Qualidade de vida

Realizar as refeições em casa, não enfrentar trânsito e congestionamento diário e ter um ambiente confortável e organizado para trabalhar são fatores que proporcionam aumento na qualidade de vida de qualquer pessoa.

Confira 5 dicas para render mais no home office

No entanto, para que a produtividade não seja afetada no home office, é preciso adotar algumas medidas importantes para não atrapalhar o desempenho profissional. Confira 5 dicas essenciais para organizar melhor seu ambiente de trabalho:

1. Escolha um local com luz natural

A luz do sol é uma fonte de energia importante em nosso dia a dia, tanto para nos conferir disposição quanto para nos manter despertos e animados. Por isso, escolha um espaço que receba luz natural, de preferência próximo de uma janela e com uma vista inspiradora. Se não for possível, invista em uma iluminação artificial adequada.

2. Vista-se para trabalhar

Já reparou como ficamos mais confortáveis e despreocupados quando estamos de pijama? Pois é, vestir roupas que normalmente usamos para ficar em casa pode nos proporcionar uma sensação de preguiça e sonolência.

Desse modo, use uma roupa adequada para um dia do trabalho. Não precisa usar traje social ou uniforme, mas ao menos utilize peças que transmitam uma imagem minimamente séria e profissional.

3. Organize a mesa de trabalho

De nada adianta ter um espaço adequado para trabalhar em casa — como um gabinete ou escritório — se a sua mesa estiver sempre em uma completa desordem. Ocupar uma bancada desarrumada pode desmotivar o profissional e ser uma tarefa improdutiva. Por isso, mantenha sempre seus materiais, equipamentos e documentos organizados e ao seu alcance.

4. Siga uma rotina

Quem trabalha presencialmente em uma empresa ou escritório tem definidos os horários de início e encerramento de seu expediente. Já quem desempenha suas funções em casa não conta com os mesmos parâmetros ou indicadores temporais.

Dessa forma, é preciso sempre seguir uma rotina que marque o início e o final de seu trabalho, já que a comodidade do home office não deve atrapalhar sua eficiência, nem o cumprimento de seus horários e tarefas.

5. Evite interferências

Não tem jeito: em casa, estamos sujeitos a nos distrairmos com diversas coisas, como TV, animal de estimação, filhos, vizinhos — enfim, várias interferências podem afastar nossa atenção do trabalho.

Por isso, deixe claro para as pessoas que, embora você esteja em casa, é um dia normal de trabalho e que não devem chamar você a todo instante. Além disso, evite ligar a TV ou acessar a internet para verificar e-mails pessoais e redes sociais.

Saiba como criar um ambiente propício ao trabalho

Além de organizar sua rotina de maneira que seu trabalho seja produtivo, você também deve criar um ambiente propício para que seu home office renda mais. Veja:

Crie um ambiente personalizado

O seu espaço de trabalho deve ser um ambiente que transmita inspiração e motivação todos os dias, por isso, procure deixá-lo do seu jeito. Invista em móveis, cores e objetos decorativos que tenham a sua cara — assim, você se sentirá muito mais à vontade e bem-disposto para realizar suas tarefas.

Outra ideia é personalizá-lo de acordo com a sua área de atuação. Por exemplo: se você trabalha com publicidade e marketing, uma sugestão é decorar seu escritório com propagandas, slogans e cases famosos.

Tenha um espaço para relaxar

Trabalhar por longos períodos ininterruptos é prejudicial tanto para sua saúde quanto para sua própria produtividade. Por isso, ter um espaço no ambiente de trabalho onde seja possível relaxar e descansar é essencial para dar uma pausa e recuperar as energias.

Pode ser apenas uma poltrona confortável ou uma cadeira de balanço: o importante é a sensação de relaxamento e bem-estar que você sinta ao dar um tempo no trabalho e deixar os problemas de lado — mesmo que por apenas alguns instantes.

Conte com o apoio de um self storage

Um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais que trabalham em casa é não dispor de espaço suficiente para armazenar itens importantes, como documentos, materiais e estoque.

Para esses casos, uma solução eficiente é contar com espaço extra oferecido por empresas especializadas em alugar box individuais para armazenar itens e objetos importantes, transformando esses espaços em uma extensão da casa ou escritório.

Assim, seus artigos ficam guardados de forma protegida e segura, enquanto seu home office fica livre e disponível para que você execute seu trabalho de maneira tranquila.

Não misture coisas pessoais com assuntos do trabalho

Para realizar suas tarefas em casa de forma eficiente e produtiva, é fundamental saber separar os itens pessoais daqueles exclusivos do trabalho — e isso é válido tanto para objetos quanto para assuntos.

Por exemplo: quando tiver um problema pessoal dentro de sua residência, não deixe que isso atrapalhe seu desempenho no trabalho — saiba separar as duas coisas.

Além disso, não deixe no ambiente de trabalho itens pessoais, como escovas, roupas ou as chaves de casa. Em sua mesa deve ter apenas papéis, documentos e demais materiais utilizados em seu serviço.

Com todas essas dicas de como se manter focado e como organizar melhor o ambiente de trabalho, com certeza será possível fazer seu home office render muito mais. Coloque tudo em prática e veja sua produtividade aumentar!

Gostou do conteúdo? Quer organizar a sua casa para começar a fazer home office? Veja, então, como a organização doméstica pode afetar o meio ambiente e entenda como colaborar com a manutenção da natureza!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *